top of page


"A educação é o primeiro passo para o futuro!"
Agora você pode ter em mãos o material gráfico que usamos durante nossos eventos e palestras de Educação Humanitária e Ambiental, como cartilhas educativas e manual de bem estar, com instruções de como cuidar do seu Pet. Os arquivos, aqui disponibilizados, estão em PDF - um formato leve - que você pode baixar e imprimir com apenas alguns cliques e ficar por dentro de dicas superinteressantes. E a garotada poderá também aprender, enquanto colore a cartilha infantil.
Veja mais


Seja um Protetor Mirim
Para se tornar um(a) PROTETOR OU PROTETORA MIRIM DOS ANIMAIS e nos ajudar a combater os maus tratos contra os animais, baixe a carteirinha e junte-se a nós nesta causa!


CUIDADOS COM SEU PET
Nós, da AJUDA, acreditamos que levar um animalzinho para casa é um ato de amor e carinho. A troca de afeto entre você e seu "pet" será sempre o mais importante! Mas ele precisará também de cuidados especiais, que garantam seu bem-estar e uma vida saudável. Por isto, selecionamos algumas dicas interessantes que vão lhe ajudar nestas tarefas:



- ALIMENTAÇÃO: Os animais possuem exigências nutricionais específicas para cada fase da vida, por isto uma ração balanceada de boa qualidade deve ser utilizada. Evite comidas caseiras, pães e bolachas, pois podem atrapalhar o apetite e desequilibrar a quantidade de nutrientes ingerida. Deixe água fresca, na sombra, sempre à vontade para seu animalzinho.
- HIGIENE: O banho é fundamental. A frequência de banho varia de acordo com a necessidade de cada raça: algumas precisam de banhos semanais, outras mensais. Banhos em filhotes precisam de maior cuidado e atenção. No caso de pássaros, mantenha sempre a água da banheirinha limpa e fresca.
- PROTEÇÃO: É dever do tutor proteger seu animal do sol e da chuva, do frio, dando proteção, além de impedir que os bichinhos fujam ou saiam sozinhos na rua. Esta ação evita brigas, atropelamentos, envenenamentos e crias indesejáveis. A castração é sempre aconselhável, evitando super- população, abandonos, doenças, agressividade e marcação de território.
- VACINAÇÃO: Geralmente, a vacinação é anual e só pode ser realizada por um médico veterinário, que deve ser visitado periodicamente. As vacinas previnem doenças graves que podem levar o animal à morte e até serem transmitidas aos humanos, e é preciso estar atento às infestações de pulgas, carrapatos e vermes, que comprometem a saúde do seu pet.
- PASSEIOS E BRINCADEIRAS: Animais precisam de atenção e carinho. Por isso, é necessário passear regularmente com seu pet e brincar com brinquedos. Isso faz uma diferença enorme na vida deles. Mas atenção, nunca saia com o sol quente, pois o chão poderá queimar o pezinho do seu pet. É importante a estimulação tanto da parte física quanto psicológica, ajudando a prevenir doenças causadas por estresse e obesidade.



bottom of page